sexta-feira, setembro 21, 2007

O Blog do Senhor Lourenço

Lourenço Mutarelli é, na minha opinião, um dos quadrinistas mais brilhantes do país, um escritor hardboiled de mão cheia e uma das figuras mais autênticas que já vi. Sem pretensões, sem estrelismos. O homem não gosta de internet, não abre e-mails. Não se interessa por orkut nem msn. De verdade. Não é pose. Uma vez ele me falou algo assim: "as pessoas teclam pra afastar a solidão, mas tem coisa mais solitária do que uma pessoa sentada conversando com uma máquina no meio da madrugada?"

Daí um tempo atrás ele deixou os quadrinhos de lado e passou a se dedicar ao teatro e literatura. Seu livro O Cheiro do Ralo deu origem ao filme homônimo. Jesus Kid foi uma brincadeira legal com o ato de escrever dentro da indústria cultural e O Natimorto... bem, só a idéia de um sujeito usar as imagens atrás das embalagens de cigarro como uma espécie de tarô já me parece simplesmente genial.

Agora o Lourenço está participando do projeto Amores Expressos da Companhia das Letras. A proposta é isolar escritores em cidades distantes ao redor do mundo e deixar eles escreverem suas histórias... Lourenço está em Nova York.

Mas tinha algo mais. Cada autor deveria manter um blog onde narraria suas impressões diárias. Heheheh! Pra um cara que não tem nem e-mail, o seu Lourenço está fazendo um blog muito legal! Acho que é a visão particular que esse sujeito tem das coisas. Ele narra os eventos do dia, mas tece uns comentários bacanas, tem umas sacadas muito legais. E considerando tudo que já li e acompanhei do senhor Lourenço (inclusa a célebre mesa redonda ano passado em Parati, muito propriamente chamada de O Amor e Outros Demônios), fico imaginando que tipo de história de amor que o homem vai escrever...

Visite lá o Blog do Lourenço. E conheça uma nova visão sobre New York City...

Nenhum comentário: