sábado, outubro 18, 2008

Dia do Professor


Ser professor é uma via de mão-dupla.

Supostamente, o professor ensina, passa conhecimento e tal. Às vezes, pode até fazer alguma diferença na vida das pessoas. Mas o mais bacana dessa profissão é o tanto de gente que você conhece. E você sempre está mais aprendendo do que ensinando. Em todos os sentidos.

Então, eu tenho esse lance com o desenho e os quadrinhos. Acho fantástico pegar um lápis ou pincel ou um caco de tijolo e transformar uma superfície em branco em algo mais. E tem desenhistas em especial que fazem a minha cabeça. No momento, os meus cinco desenhistas mais mais são Mike Mignola, Frank Quitely, John Cassaday, Brian Hitch e Chris Bachalo.

Mas tem outros malucos, por exemplo, o Frank Cho. Olhar pro traço do Frank Cho me dá vontade de sair desenhando. É empolgante. Um dia eu falo desses malucos com mais calma.

Hoje é dia do professor e vou falar de um aluno meu.

O André é um magrão que apareceu com uma pasta de desenhos embaixo do braço e quando vi o trabalho do cara, tive a mesma sensação que tenho quando olho pros desenhos do Cho. Vontade de sair desenhando. O André ainda é novo, tá no começo, ainda é piazão e tem um traço super-bacana. O mais legal é que dá pra ver o gosto que o guri tem pelo desenho. É empolgante.

Agora ele participou do Prêmio Fnac Novos Talentos e ficou entre os três melhores entre 600 participantes do país todo.

Vai lá, guri!

É como eu disse: ser professor é uma via de mão-dupla.

O que o trabalho do André me passa, além da competência técnica, é justamente esse gosto, esse prazer de desenhar, de brincar com o próprio traço, de deixar o desenho acontecer. Como um músico que deixa o som fluir. Acontecer. E fica lá no papel pra quem souber curtir.

Ver esse tipo de coisa faz essa profissão valer mais do que tudo.

(Agora é só esse preguiçoso montar um site...)

(Sim, era pra esse post ter sido publicado no dia 15 de outubro, dia do professor e também o dia em que o André descobriu que tinha ficado entre os três finalistas... mas minha agenda está insuportavelmente lotada e só consegui postar hoje... o que vale é a intenção, não?)

( 25 de outubro de 2008 - Atualizando: O André tem um Blog sim. É o andrefm.blogspot.com. Lá vocês podem conferir os trabalhos do ser. E ele ganhou o primeiro lugar no Prêmio Fnac! Vai ter um álbum publicado ano que vem. Ah, loco! Parabéns, piá!)

Nenhum comentário: