sábado, outubro 24, 2009

Um estado de espírito, uma ideologia, uma religião...

Ou simplesmente uma condição genética.

Haha!

Descobri o blog Classe Média Way of Life. Sempre me achei classe média, mas depois que conheci esse blog reparei que não preencho todos os quesitos. (Mas, infelizmente, preencho alguns.) Até me veio uma ideia de fazer um questionário-teste do tipo "descubra se você é gay" a partir dos posts do blog. Podia ser algo assim:
  1. Você mora ou sonha morar em apartamento?
  2. Você acha que o Lula é culpado da maioria (senão de todas) das situações, constatações e eventos negativos relacionados ao Brasil?
  3. Você admira os Estados Unidos e acredita que são o modelo de país que o Brasil deveria almejar de ser?
  4. Você se acha sempre com a razão no trânsito?
  5. Você acredita que não existe racismo no Brasil?
  6. Pela falta de tempo do dia a dia, você lê somente os livros "best-sellers"?
  7. Você se acha uma pessoa privelegiada ("graças a Deus, mesmo com todas as dificuldades")?
  8. Mesmo tendo tv a cabo, você assiste o domingão do Faustão?
  9. Você lê as colunas sociais?
  10. Você sonega impostos?
Se você respondeu sim a mais de duas perguntas, cuidado...

Mas, ei, leve na brincadeira. Eu estou levando, porque lendo os posts me identifiquei com alguns e não curti muito.

Eu gosto de morar em apartamento, corro e adoro amostra grátis... Ainda assim, os textos do blog, bem humorados e provocantes, apontam mais para os "sintomas" de casos "crônicos" de classe média.

O blog usa "classe média" não como um termo relacionado a uma classificação econômica da população mas sim como um rótulo que envolve ideias e comportamento egoísta, tacanho e limitado. Um sujeito "classe média" acha que todos os problemas do mundo estão ao redor e ele não tem culpa de nada, pelo contrário, é vítima. Antes de se sentir ofendido, vale a pena ler e pensar um pouco (mas pensar um pouco não é uma atitude "classe média"...)

O que acontece é que deveria existir uma palavra que represente certas pessoas que se acham melhores que as outras, donas da razão e prejudicadas ou ameaçadas pela incompetência ou inveja dos outros. Uma palavra que defina uma atitude de egoísmo, de unilateralidada nos diálogos, de truculência e animosidade contra opiniões contrárias.

Existe essa palavra?

3 comentários:

Marcos Ian disse...

uma palavra nao existe, mas um proverbio popular se seguido os eliminaria:

"faça com os outros aquilo que gostaria que fizessem com vc"

Alone Observer disse...

Bem mediano sua linha de raciocínio: organizar um questionário para tentar se afirmar o oposto do que se deparou lendo um texto EXATAMENTE escrito para atingir em cheio pessoas como voce.

Ale disse...

Se ser classe média é isso fico mto feliz em não me encaixar em nenhum desses pontos apresentados (eu olhei o site tbm).