sexta-feira, novembro 06, 2009

Feliz dia do Design

Ontem (hoje, agora a pouco) foi dia do design.

A data é comemorada aqui no Brasil junto com o aniversário do Aluisio Magalhães, peso pesado da história do design do país.

Passei o dia dando aula pra uma turma de futuros designers, assisti a palestras comemorativas organizadas pelo departamento do curso de design, almocei conversando com professores de design.

A gente pensa um bocado sobre o tal design.

Eu acho que o design é legal, é divertido, vale a pena ser feito.

Não gosto de pensar no design como um "diferencial" no mercado. Não gosto de pensar no design como um agente impulsionador de vendas.

Eu acredito em um design desinteressado, feito por gente que curte muito o que faz, que quer ganhar a vida honestamente e que realmente tem interesse em ajudar ou tornar a vida dos outros mais fácil, um pouquinho melhor ou mais divertida. Eu acredito em um design que não tem todas as respostas e nem está interessado em ter. Um design leve, simples e feliz.

Sim, eu sou um idiota idealista e às vezes quebro a cara e isso dói um bocado.

Mas na maior parte do tempo fico feliz pelas minhas escolhas.

2 comentários:

Buhler disse...

tudo bem liber, :D Design pode ser idealista :D

Agora se vc for um publicitario, vc é obrigado a usar uma camiseta escrita: Capitalismo 100% na veia

Anônimo disse...

Buenas Velho Amigo,

Vc pode pensar em design.

Mas, tem um monte de gente por aí -- quase uma maioria -- que trabalha nesta área e simplesmente não pode ter sequer imaginado o design.

Qto mais pensando conscientemente sobre ele.

Exemplo clássico, móveis feitos para computador.

Será que algum designer já utilizou aqueles móveis horríveis que projetou ?

Me corrija se estiver enganado, mas o cara não devia uma minima noção do tamanho dos teclados, das CPUs, do monitores, dos comprimentos dos cabos ?

Sempre que me deparo com uma situação como estas penso: "quem foi o v**** que projetou esta m**** !".

E isto é quase todo dia.
8-(((

T+
---
LVR