quinta-feira, março 11, 2010

Eu tenho muito tempo livre

Ah, sim.

Daí inventei de fazer um blog pra cada disciplina que estou lecionando esse ano. Estou todo feliz, porque deixei de lado as matérias das tecnologias digitais e computadores pra mexer com papel e tinta. Maravilha. Então, vamos fazer blogs e passar horas por semana tentando atualizá-los.

Horas por semana. Bem, pareceu uma boa ideia no começo.

Enfim, pela primeira vez estou lecionando Ilustração. Realização de sonho antigo. O mais bacana é quando aluno vem na primeira aula e pergunta: "mas tipo assim, eu tenho que pegar em um pincel? Desenhar no papel mesmo? Como assim? Sério? Não tem como a gente dar um jeito?"

Na verdade, designer não precisa saber desenhar pra ilustrar. Ou prefere não deixar que isso o impeça. Photoshop, filtros, colagem e sobreposição de imagens e ta-daaa... dá no que dá.

Outra coisa bacana do semestre é a matéria de Animação. "Nunca antes na História desse País" o curso de design da UTFPR teve uma matéria de animação como essa. Quer dizer, é a primeira turma e eu sou o primeiro professor. E dá trabalho planejar uma disciplina inteira do zero. Temos uma manhã inteira por semana pra nossa aula, o que é ao mesmo tempo muito tempo e tempo nenhum e em Animação, timing é fundamental. Sem computadores e estações gráficas, vamos investir no básico: criatividade, experimentalismo e muito bom humor. Apresentações de Power Point são proibidas.

E tem ainda a tal disciplina de rendering, a mais "design" de todas as ilustrações. Entro na sala pra descobrir que não se faz mais rotuladores e papel máscara como antigamente...

E você, caríssimo leitor, estimadíssima leitora, se tiver interesse pode conferir o andamento das carruagens e assuntos deveras interessantíssimos nos seguintes blogs:
Ei, não olhe feio. Os melhores nomes de blogs já foram pegos.

Hasta!

3 comentários:

m.i.s.b. disse...

Líber!
eu quero ter aula de ilustração e animação com você! já tive isso, segundo o meu histórico, mas posso de ter de novo contigo? Vc tá só dando aula pela manha ou à noite também? Vai ter semestre q vem?

Ah é, outro dia tava fuçando o d.a. e achei os desenhos do Alice no País das Maravilhas feitos pelo Imaginism... provavelmente você conhece, mas to passando o link de volta pq esses caras são sensacionais: http://imaginism.deviantart.com/gallery/

Ah é, por sinal, aqui é a Silvia da UTFPR, a guria dos posters do Coração Valente e da animação da árvore (que ainda tenho que terminar por sinal...)...

Abraços!

liber disse...

Oi, Sílvia

Por enquanto eu só leciono pela manhã. Não sei se vou manter a disciplina semestre que vem, mas estou torcendo e fazendo lobby pra que sim... heheh.

Se você quiser, apareça pra dar uma olhada. Vamos ter umas palestras com uns ilustradores que convidei. Se você acompanhar o blog da disciplina, verá as datas. Apareça lá.

E obrigado pelo comentario! Fico bem lisonjeado por seu interesse, ainda mais conhecendo teu trabalho.

Vamos nos falando

abs!

Elina disse...

Show de bola os blogs!