quinta-feira, setembro 30, 2010

Matrix suecado


Olhando pra capa do DVD, você pode não dar muita pelota pro filme, mas ele vai superar suas expectativas. Pra começar, ele é dirigido pelo Michel Gondry, responsável por uma penca de videoclipes sensacionais e pelo fantabuloso e irretocável Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.

Nessa comédia "muito louca", acontece um acidente e todas as fitas de VHS de uma loja são desmagnetizadas. O detalhe é que se trata de uma loja de VHS nos dias de hoje. Como não conseguem achar fitas pra substituir, no desespero e pra não perder os clientes, Jerry (Jack Black) e Mike (Mos Def) decidem refilmar os filmes que faltam: de qualquer jeito e em questão de horas. O resultado é um filme que eles chamam de "suecado".


Daí estou lecionando, pela primeira vez na história desse País, a disciplina de audio-visual pro curso de Design na Utfpr (o bom e velho cefetão). Como exercício de primeiro dia de aula, fizemos uma suecagem. A turma escolheu fazer "Matrix".

Ok, para uma suecagem: você não pode reassistir o filme que vai fazer. Tem que filmar tudo na hora, sem roteiro, conforme vai se lembrando. Não pode levar mais que três horas pra concluir o filme. Não pode editar as cenas nem o som depois. (Tudo bem, o pessoal deu uma editadinha, mas eu curti o resultado).

O resultado:


Não sei se assistindo você vai se divertir tanto quanto nós nos divertimos filmando. A ideia do exercício era fazer um primeiro contato com a linguagem de cinema, de uma maneira bem descontraída. E o objetivo foi alcançado. :-)

Você pode encontrar outros filmes suecados no youtube, incluindo os feitos por Jack Black e Mos Def. (O meu favorito é Caça-fantasmas, mas todos são bons!).

O mais bacana do filme de Gondry não são só as refilmagens toscas que nos fazem chorar de rir. Tem toda uma discussão muito bonita sobre o prazer de fazer e assistir cinema. Confesso que na cena final meus lindos olhos castanhos marejaram. É muito lindo.

Agradeço à turminha do bacharelado de Design por toparem essa e outras atividades malucas que fico inventando na aula. Aguardem que vem mais coisa por aí.

;-)

Nenhum comentário: