segunda-feira, setembro 20, 2010

Mucha


Alfons Mucha (1860-1939) foi um artista checo, que trabalhou com muitas coisas: design de jóias, esculturas e, principalmente, cartazes. Eram propagandas de cigarros, peças de teatro, calendários. O animal tinha um desenho maravilhoso. Essas exuberantes mulheres, de cabelos esvoaçantes e vestidos fluidos, dentro dessas belíssimas molduras, servem como motivos de referência e reverência pra muitos ilustradores e quadrinistas até hoje. Acima e abaixo apresento alguns dos cartazes das peças de teatro da Sarah Bernhardt feitos por Mucha.


Aconteceu que o Marcos e a Fernanda curtem um bocado a arte desse checo e me pediram que fizesse o convite de aniversário deles seguindo o estilo do cara.

An unspeakable pleasure.

Nem te conto que também sou fãzão do Mucha, né. Daí passei um dia desse feriadão selecionando referências de obras do Mucha, de fotografias, de tipografia... e foi muito divertido. Trabalhei gostoso, sem me preocupar com hora nem nada. Levei umas duas horas desenhando e finalizando as moças a nanquim:


E umas seis horas montando tudo no computador, com moldurinhas muchianas, cores e tipografia. A colocação da tipografia deu algum trabalho, mas foi relativamente simples, sem grandes pretensões. Mas a aplicação de cor... cara, que surra que levei. A cor é o que realmente me pega, daí eu me agarro numa paleta harmônica e nem tento ousar muito. Sério, preciso aprender a colorir.


Eram quatro aniversariantes: três moças e meu camarada, que no fim virou um sofá ou um violão, depende da interpretação (ha!). Foi um trabalho muito bacana de fazer e o pessoal curtiu muito. Aliás, ver a satisfação do povo foi muito legal.

E a festa... ah, a festa.

Foi do caralho.

Parabéns pra toda essa galerinha insana e bacana de Virgem.

Valeu!

:-)

6 comentários:

Prof. Renato Cachorrão disse...

Ficou bom mesmo.
Como é bom ver um trabalho terminado, não?
hehehe
(p.i.)
Cachorrão

Gel disse...

Sou sua fã... quero ser igual vc qdo crescer (mentalmente)!

P.S. Liber é de 'Liber esto!'? Do latim?

Lyris disse...

Puxa, que legal Liber, achei seu blog via Twitter (depois que desisti de resistir a essa modernidade). Nem sabia que voc~e desenhava assim, muito legal mesmo. Ah, e eu gostei da cor nesse ;)

liber disse...

Oi, Renatón!

Não entendi a piada...

(Brincadeira, entendi sim!) :-P


Gel

O nome Liber veio do meu tio... minha mãe achou bacana e colocou em mim. Daí depois descobri algumas coisas legais sobre o nome: em latim, Liber significa livro. Também é o nome que os gregos davam a Baco, o deus das bebedeiras e orgias. E também é o nome de uma cerveja sem álcool, mas essa eu passo...
Obrigado pela visita, espero vê-la aqui mais vezes!

Oi, Lyris!

Que bom te ver por aqui! Vamos manter contato! Obrigado pela visita e beijão!

Gel disse...

'Liber esto' vem do latim, e é um trocadilho, pois é um dos nomes do deus do vinho. Aí fica algo tipo 'esteja livre' e 'seja baco' ao mesmo tempo, saca!?

liber disse...

Gel

Ahnnn... Aprendi uma coisa nova. ;-)

Valeu!