terça-feira, dezembro 14, 2010

Em 2010 eu pela primeira vez...

É um jogo. As regras são essas aqui. A ideia é do MaxReinert.

******

Esse ano, pela primeira vez eu participei de uma banca de concurso público. Mas como eu imagino que isso não interesse muito pras pessoas, vou falar de outra coisa que fiz pela primeira vez. É meio que repetir o post do "lugar preferido", mas enfim...

Em 2010 eu pela primeira vez caminhei por uma geleira.

Geleira de Perito Moreno, na Argentina. Água congelada e compactada sob meus pés. Milhares de anos de idade. É uma muralha de gelo que vem lá do fim do continente e quando chega à zona temperada de Calafate começa a degelar, se partindo em gigantescos blocos de gelo que caem no rio e tornam-se icebergs. Eu dei sorte de filmar o momento em que isso acontece.


video


E daí colocamos uns calçados de metal em volta dos nossos pés. Umas coisas de pontas metálicas pesadas que se cravam no gelo. O negócio é pisar com firmeza pras pontas se cravarem no gelo. E daí a gente vai andando.



É como passear por outro planeta. Às vezes a gente vê água corrente, tipo um riacho no meio do gelo e vai lá o guia e pisa em cima e você percebe que a água está por baixo do gelo e é como se você estivesse caminhando por cima das águas, tipo Jesus, uma coisa muito insana.





No fim, o pessoal recebe a gente numa mesinha no meio da geleira. Servem uísque com gelo da própria geleira. Gelo de milhares de anos. "Você pode até encontrar uísque melhor, mas o nosso gelo é o melhor do mundo".





Indeed.

2 comentários:

literaturaorganica disse...

Parece paisagem de sonho, daqueles em que a gente se sente meio perdido, ao mesmo tempo que se sente muito bem.
Bem, se essa é a primeira vez no Sul do Mundo, pressuponho que haverá mais vezes, não?

Beijo!

K.

Larissa Bohnenberger disse...

Nossa, que loucura isso!!! Quase nem dá pra acreditar que é de verdade! Muito legal!