sexta-feira, março 11, 2011

500

Esse é o post número quinhentos desse blog. O quingentésimo.

Gostaria de agradecer a todos vocês que visitam e comentam aqui. Muito obrigado.

Pra comemorar, escolhi uma histórinha antiga para republicar:


(Para lê-la clique na imagem, depois clique de novo no canto superior esquerdo para ampliar e desça lendo com a barra de rolagem ou o botão do meio do mouse.)

Charlotte foi publicada originalmente nesse blog em 09 de setembro de 2009.

É uma história que escrevi e desenhei em 1995, na época em que eu cursava o segundo grau de desenho industrial no antigo Cefet-PR. Usei técnicas que aprendi nas aulas de ilustração: aguada a nanquim, hachuras, giz pastel, etc.

As letras foram todas feitas à mão, bem antes de eu pensar em ter um computador. A maioria dos textos eram escritos direto no papel, sobre a arte. Outros eram escritos à parte, recortados em quadradinhos e depois colados na página. No scan dá pra perceber isso.

Quando olho pra Charlotte hoje, enxergo diversos probleminhas, mas também enxergo bons acertos. É um trabalho que gosto, feito por um cara que um dia já fui, que tinha uma outra realidade e uma outra perspectiva de vida. Quando penso nisso, é quase como se eu estivesse olhando para o trabalho de outra pessoa. É engraçado. Acho que eu era mais caprichoso e zeloso naquela época...

Na época ainda eu curtia muito o traço do Bruce Timm, um dos idealizadores da série animada do Batman nos anos 90. Hm. Ainda curto muito o traço do cara.

Bem, chegamos aos 500 posts. E agora?

Penso em produzir mais hqs, penso em ilustrar mais. Colocar mais da produção de quadrinhos aqui. Essencialmente, o blog é um lugar pra eu mostrar coisas que gosto, textos que escrevo. Partilhar tudo isso com quem quiser. E isso vai continuar. O blog me faz bem, sabe?

Obrigado pelas visitas e comentários.

Vamos nos falando!

7 comentários:

Gel disse...

Parabéns, querido!

Lídia disse...

liber, que lindo, cara!
nossa! lindo mesmo! parabéns!
beijos

Carla disse...

Ahá!!! Eu conheço esta história! Eu estava lá! hehehe. Beijos Libs!

Carol Capellani disse...

Poxa..bem legal ein?! e vc estava começando hehe
Btw, no curso de desenho industrial se aprende a trabalhar com aguada a nanquim, hachuras, giz pastel, etc?
Juro que imginava outra coisa quando pensava em desenho industrial.
Por onde começar? McCloud?

Parabéns pelos 500 posts.

beijos

Thiago O. Monteiro disse...

Queremos mais hisórias. Inéditas!
o/
Parabéns.

liber disse...

Oi, pessoal!
Obrigado pelas visitas e comentários.
Tou trabalhando em novas histórias sim, em breve posto aqui.

Carol,
Sobre dicas de quadrinhos,eu recomendo o McCloud mesmo, começa pelo Desvendando os Quadrinhos, depois o Desenhando Quadrinhos. E daí pega o Will Eisner também: Linguagem Sequencial e Narrativas Gráficas. Depois é só começar a desenhar e escrever e ser feliz.
;-)

Carol Capellani disse...

hehe
to com o desenhando quadrinhos. Tenho várias idéias de quadrinhos, mas qdo coloco no papel não sai nada.rs
:*