quinta-feira, dezembro 22, 2011

The Mindscape of Alan Moore

Ontem assisti ao documentário The Mindscape of Alan Moore.

Moore é um dos roteiristas de quadrinhos mais brilhantes de todos os tempos, se não for O mais brilhante. Ele é o responsável pelas tramas e palavras de obras como Watchmen, V de Vingança e A Liga Extraordinária.

O curioso é que o documentário não é sobre histórias em quadrinhos. O foco é a divulgação de ideias sobre shamanismo e magia. Porque, além de roteirista de histórias em quadrinhos, Alan Moore também é um mago.

Magia.

Você pode estar achando que esse documentário fala sobre um monte de bobagens, mas não se engane.
Trata-se de um trabalho onde Moore comenta sobre suas origens, sobre como começou a escrever para quadrinhos e sobre seu processo criativo.

Acontece que suas criações, suas ideias e bases estão profundamente relacionadas com sua visão sobre magia.  E é justamente a visão de Moore sobre magia que impressiona.  Seu discurso e argumentos são fascinantes e muito distantes de um exoterismo barato. Ele parece ser um maluco, mas seu raciocínio e ideias são muito organizados e coerentes.
"A arte é, como a magia, a ciência de manipular símbolos, palavras ou imagens, para operar mudanças de consciência." Alan Moore
Como é fim de ano e já vem aqueles dias mais tranquilos entre natal e ano novo, eu disponibilizo aqui o filme pra você conhecer um pouco mais das ideias desse senhor genial.

Espero que você se fascine tanto quanto eu.

Feliz Natal.
:-)









2 comentários:

. sil disse...

absolutamente genial!
obrigada por compartilhar.

T. Candinho disse...

Já devo ter assistido a esse filme ao menos umas 4 vezes, é realmente fenomenal.
Na mesma esteira, vale a pena ver "Grant Morrison: Talking With Gods", que apesar de focar mais nas hqs, também apresenta a influência da magia na obra genial do escritor de "Os Invisíveis".
Valeu, Liber, e um ótimo 2012!