quinta-feira, março 01, 2012

Medianeras



Ah, eu tenho muitas ideias. Todo mundo tem, né?

Agora, sabe quando você tem uma ideia, mas não investe, não cultiva, deixa ela quieta e esquecida lá no fundo gaveta e, então, num belo dia,  você encontra alguém que não só teve a mesma ideia que você como a executou de maneira brilhante?

Eu tinha essa ideia de fazer uma história de amor em que os dois pombinhos jamais se encontrassem. Eu ia mostrar o rapaz e a moça, ia descrever suas vidas e seus sonhos e deixar claro que eles foram feitos um para o outro. Mostraria a solidão de cada um, suas decepções e construiria toda uma expectativa de que eles poderiam se encontrar a qualquer momento, mas eles não se encontrariam. Chegariam bem perto, mas jamais se encontrariam.

Cruel, né?

Era essa a minha ideia.

E daí assisti Medianeras, filme argentino. (Os argentinos mandam muito bem nesse negócio de cinema...)

Medianeras é a minha ideia. Lá está o casal que tem tudo pra se encontrar e não se encontra. Mas o que me dá raiva é que é a minha ideia muito bem executada, com imagens maravilhosas e textos, monólogos, diálogos e situações que são extremamente inteligentes. Me dá raiva e me deixa feliz. Muito feliz.

Medianeras é o tipo de filme que te encanta. Te deixa sorrindo.

As analogias com arquitetura, as reflexões sobre a cidade de Buenos Aires e seus habitantes, o novo significado que é dado aos livros "Onde está Wally?", a internet tratada praticamente como um personagem...essas são algumas das tiradas brilhantes que estão no filme.

Martin e Mariana foram feitos um para o outro, chegam bem perto de se encontrarem, mas sempre acontece alguma coisa que os separa. Na minha ideia, eles jamais se encontrariam. Em Medianeras... bom, você vai ter que assistir pra ver.

A verdade é que eu sou preguiçoso demais, inerte demais. A tal ideia jamais teria sido executada.

Mas se eu a executasse, duvido que ficasse algo tão bacana, tão cativante, tão cheio de vida quanto esse maravilhoso Medianeras.




(Medianeras está disponível em DVD).

4 comentários:

Anônimo disse...

o filme ja foi feito, pq vc nao faz uma historia em quadrinhos??
:D

disse...

Frase de chamada de Leminski, boas observações sobre um ótimo filme, quadrinhos super curti seu blog!

disse...

Leminski,desenhos, boas observações de um ótimo filme e quadrinhos... Super curti o blog! Parabéns!

fernandes disse...

Ah, cara. Isso é normal. Há vários casos parecidos, como o clássico de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, co-autores do evolucionismo.
E a idéia do anônimo lá em cima não é nada má.