quarta-feira, janeiro 30, 2013

Desgraçados

Desgraçados foi o segundo álbum em quadrinhos de Lourenço Mutarelli.

Tem fama de ser tão casca-grossa, mas tão casca-grossa, que o próprio autor o considera "heavy metal" demais.

É um álbum difícil de encontrar e não há pretensões de republicá-lo. Por isso, com autorização de Lourenço Mutarelli, digitalizei e disponibilizo aqui a história pra você conferir.

Obrigado, Lourenço!

Feliz dia do Quadrinho Nacional pra vocês. :-)



*******

Desgraçados é composto por uma série de pequenos episódios e vários personagens, destacando-se e servindo como fio condutor as desventuras de Jesus, um homem ingênuo e bem-intencionado que procura resgatar sua amada Elizabeth do vício das drogas. Fechando um doentio triângulo amoroso, há o personagem de Leviatan, um homem absolutamente inescrupuloso que explora Elizabeth e atormenta Jesus.

O clima das histórias é pesadíssimo. Há diversas releituras de elementos religiosos, que servem de base para retratar seitas macabras e rituais marcados por mutilações, perversões e violências diversas. Através dos ataques à religião, o autor também constrói uma crítica a respeito do saber científico.

Desgraçados foi publicado em 1993 e reunia uma série de episódios independentes que o autor havia produzido para a revista Mil Perigos, da editora Dealer em 1991. A proposta do editor ao compilar o álbum era apresentar todo esse material como uma única história coerente.

Junto com Transubstanciação (1991), Eu te amo Lucimar (1994) e A Confluência da Forquilha (1997), compõe a segunda fase de produção de Mutarelli, caracterizada por álbuns fechados de histórias marcadas por uma angústia praticamente visceral.

(A primeira fase compreende as histórias em quadrinhos publicadas em fanzines e revistas na segunda metade da década de 1980).




8 comentários:

Ítalo disse...

Tava caçando essa HQ tem um tempão já e não achava em lugar nenhum! Demais!

Edson disse...

Uma dúvida, não sei se você saberia responder.
Tenho as 5 edições publicadas de Mil Perigos, mas há histórias nesse álbum que não foram publicadas nas revistas. Sabe se a publicação original dessas histórias é no álbum mesmo?

liber disse...

Edson, acredito que sim. Houve criação de histórias e algumas modificações nas outras histórias para dar uma unidade narrativa ao conjunto.

Rodrigo disse...

Eu tenho! Comprei na época!

Abraços!
Rodrigo Stulzer
transpirando.com

Anônimo disse...

muito, mas muito obrigado, a você e a Mutarreli que permitiu, procuro esta hq a mais de 2 anos e nada, valeu mesmo.

Anônimo disse...

saiba que você fez um fã de quadrinhos muito feliz hoje ! talvez ele libere outras coisas, vê se consegue outras coisas pra nós. muito obrigado

Suiciniv Seugirdor ed Sissa disse...

tem como repostar?

liber disse...

Sim. :-)